Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Comédia dell'arte inspira série

DA ENVIADA A GARIBALDI (RS)
Data: 22/02/09

"Jorge! Jorge! Tem um "então" a mais aí no texto!", avisa um dos assistentes de Jorge Furtado no set de "Decamerão". "Corta! Vamos fazer de novo!", diz o diretor aos atores Edmílson Barros e Lázaro Ramos, na última segunda, em Garibaldi (RS). Na série com texto em verso, nenhuma palavra pode ser acrescentada ou suprimida das falas, sob risco de se perder a rima e o ritmo da poesia. "É um texto bem cartesiano. Você precisa dizer cada preposição, cada artigo", explica Drica Moraes, 39, no elenco de sete pessoas de "Decamerão".

São apenas sete os atores, explica Furtado, porque a inspiração vem da comédia dell'arte, forma de teatro popular italiano com personagens recorrentes. São eles: o burguês avarento, interpretado por Matheus Nachtergaele; uma mulher devassa (Deborah Secco); o amante (Lázaro Ramos); um casal de namorados (Daniel Oliveira e Leandra Leal) e um casal de criados (Drica Moraes e Edmílson Barros). "Eles têm como motivação as questões básicas da humanidade: sobrevivência, reprodução e status", afirma o diretor, que se diz um "compulsivo" por Shakespeare, comédia dell'arte e outras comédias -seu cineasta preferido, por exemplo, é Billy Wilder, de "Quanto Mais Quente Melhor" (1959).O tom de humor e farsa permeia "Decamerão".

"De naturalista, já basta a vida", diz Drica Moraes. Sentada sob o sol da locação, onde a temperatura não passou de 15C, a atriz lamenta o fim das novelas de realismo fantástico.Deborah Secco, 29, que estreou na TV aos 15 anos, concorda. "Não se vê mais algo como "Tieta" ou "Roque Santeiro". E a televisão não tem tempo de produzir produtos como essa série", avalia Deborah, que, inclusive, pediu autorização da Globo para ficar afastada de novelas em 2009. Só assim, poderia ser protagonista de "Decamerão".

Fonte: Jornal Folha de SP

Nenhum comentário: