Páginas

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Drica Moraes estréia seu primeiro monólogo: A ordem do mundo

A peça retrata o cotidiano de Helena, uma mulher pragmática, culta, independente e de opiniões fortes. Ela vê o mundo e comenta de forma pessimista mas, com muito humor e sarcasmo. A personagem é uma pesquisadora que tem como atividade profissional fazer a leitura de todas as notícias dos jornais, entender seu conteúdo e emitir seu parecer sobre o que foi lido. Independente do assunto, ela expressa suas opiniões se baseando em sua personalidade, vivência e conhecimento do que nas informações contidas nas próprias notícias.

Assim como no trabalho, em sua vida pessoal, Helena utiliza-se os mesmos critérios para analisar situações cotidianas. Em meio a tudo isso, ‘A Ordem do Mundo’ faz uma abordagem de humor corrosivo da sociedade atual, através de questionamentos existenciais, sob o olhar de uma mulher contemporânea. A peça trata da perda dos limites estipulados socialmente para determinar o que é moral, o que é normal.

O espetáculo faz um panorama da realidade urbana através da ótica de uma personagem que apresenta seu projeto filosófico de vida através de um auto-interrogatório com a platéia, inspirando-se em anúncios de jornal. É nesse espaço que surgem diferenças de valores morais, reflexões sobre a violência, futilidades da indústria do consumo, a ruína dos valores éticos e a ausência de perspectiva. O público é levado a refletir sobre o mundo moderno, a mulher contemporânea, as relações sociais e a religiosidade, e tirar suas próprias conclusões.

A Ordem do Mundo é um espetáculo teatral que busca desenvolver e afirmar a nova dramaturgia nacional brasileira. Distingue-se por aliar a busca constante por novas formas de teatralidade a uma encenação apoiada, preponderantemente, no ator como agente principal da linguagem e da comunicação da idéia do texto. Uma obra contemporânea e atenta às questões atuais, escrita por Patrícia Melo com direção de Aderbal Freire Filho.

Fonte: Jornale

Nenhum comentário: