Páginas

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

“A ordem é a lei do universo e o caos é a realidade do mundo"


Monólogo retrata a visão pessimista e ansiosa de uma pesquisadora sobre as notícias do mundo
Reportagem Anna Emília Soares
Edição Giovana Neiva
Monólogo da Mostra Contemporânea, A Ordem do Mundo, que estreou seu circuito de apresentações no Festival, gira em torno de Helena, uma pesquisadora ansiosa que tem como atividade profissional ler todas as notícias veiculadas diariamente na mídia impressa – para depois refletir e opinar sobre elas.

Interpretada magistralmente pela global Drica Moraes, Helena não foge da comicidade típica da atriz – comicidade essa que vem à tona quando a pesquisadora resolve ‘examinar’ suas situações cotidianas da mesma forma com que analisa as matérias dos jornais.

Contaminada pelo pessimismo dos meios de comunicação, a pesquisadora escancara seu olhar negativo sobre tudo que lhe cerca – relacionamentos amorosos, amizades, rotina. Sua dicção extremamente rápida e sem tréguas dá ares de humor ao monólogo. Mas o espetáculo é uma comédia dramática, como foi divulgado. Seu humor é ácido e por vezes (propositalmente) incômodo.

Em determinado momento da montagem, entre pilhas de periódicos que deverão ser separados por assunto, Helena se angustia ao perceber que a ‘categoria morte’ é imensamente maior que a ‘categoria vida’. Sozinha em seu escritório caótico, sem café e sem suas pílulas calmantes, a personagem chega ao ápice de seu pessimismo e opina: “a ordem é a lei do universo e o caos é a realidade do mundo”.

Talvez numa tentativa de evitar que a apresentação fosse cansativa, as falas de Helena foram dispostas sempre permeadas por comentários sarcásticos. Quando dá seu parecer sobre a violência, por exemplo, a pesquisadora defende que assassinato não é um problema social, mas sim uma epidemia do mundo contemporâneo. “Matar uma pessoa para assaltar é coisa de terceiro mundo. Nos Estados Unidos se mata aos punhados e sem motivo algum”, explica a personagem sentada num mar de jornais.

A Ordem do Mundo tem todos os ingredientes necessários para fazer sucesso: texto fluído, uma ótima atriz e assunto de jornais, que segundo Helena, querem atirar o mundo todo em cima de nós.

Fonte: Jornal Comunicação

Nenhum comentário: